Sexta feira… SANTA!

Sexta feira… SANTA! Sim, vamos escalar todo o dia, por isso é SANTA!!

Paragem junto ao NorteShopping para apanhar uma seca do Anti-Madrugas n.º 3.. Nada de mais.. apenas 35 minutos! Siga para a Freita.. Vamos rebentar os “Cabaços”…

Viagem atribulada, pelo menos num dos veículos!! O Timoneiro de serviço dizia… “Eu sou o Timon… e Pumba“.. Era um festim de aromas!!

À chegada a Mizarela, avistava-se uma coluna de fumo no meio da Serra. O receio instalava-se no grupo!!! Esperemos que não esteja a arder na zona!!
Azar do caraças.. mal chegamos a Cabaços e iniciamos a descida até ao sector o cheiro a fumo intensificava-se! Ainda antes de avistarmos as paredes tivemos o “prazer” (desgostoso) de ver as chamas a 30 metros das paredes..
Andava também um habitante da zona mais abaixo.. a cortar “mato”! Dirigimo-nos a ele e perguntamos se já tinha avisado alguém ou assim…
Oh senhor.. não se preocupe.. isso apaga já!”.. palavras ditas em tom de “eu é que sei… fui eu que cheguei o fogo!!”
Mas pronto… lá o deixamos virar costas e dedicamo-nos a um aquecimento intenso!
Ramagem na mão e toca a apagar aquele braseiro!!
(mais tarde viriamos a arrependermo-nos.. estava bem mais quentinho assim, já que apesar do sol em certas alturas o vento assobiava a sério)

 freita01.jpg

freita02.jpg

freita03.jpg

Já “aquecidos”, dedicamo-nos à rocha… Para iniciar e como o aquecimento tinha sido bastante puxado.. há que derreter os IV e V graus… nada melhor!! Até à hora de almoço, um grupo (Vitor, Luis, MR, Sansão e Miguel) dedicaram-se às vias Noody – IV, Bob construtor – IV, Abelhinha – IV, Paloma – V

freita04.jpg

freita05.jpg

freita06.jpg 

Eu e Pedro que decidimos avançar as vias 4 e 5 (Noody e Bob Construtor) e lá forçamos as vias 6, 7, 8 e 9 (Abelhinha – IV, Paloma – V, Bivaque do Morcego – V e a Lagartixa – V) até ao almoço. Vias simples, mas agradáveis de fazer.. O granito é algo a que não deitamos as mãos com frequência..

freita07.jpg

freita08.jpg

 freita09.jpg

freita10.jpg

freita11.jpg

Era chegada a hora do tacho.. Momento sempre bastante animado e este mais uma vez prometia!
Voltamos aos carros e voltamos já de sacas e geleira na mão.. Super Bock (para já ainda é assim que se escreve), presunto, queijo, rissóis e panados eram alguns dos petiscos!!!

freita12.jpg

Já de papo cheio… Granito com força!

 freita13.jpg

freita14.jpg

freita15.jpg

Para mim e para o Pedro restavam aquelas 3 vias… um 6a+, um 6b e um 6b+.. Prometia!
Iniciamos no 6a+, não me recordo do nome, uma via que viria a mostrar-se mais exigente do que parecia.. Um passe de arranque a puxar pelo equilíbrio dava o grau! Uma má visualização da linha, apresentou-me uma solução menos correcta para o encadeamento na 3ª protecção e forçou-me a queda!
Maldita queda de meio metro que me derreteu o corpo todo.. A recepção à parede não foi o melhor e deixou-me algumas mazelas..

O Pedro lá continuou a partir dali e embora também não a sacasse à 1ª, mostrou a forma correcta de atingir a reunião! Simples!
Eu.. como verdadeiro frouxo.. há que dar o segundo tiro à via.. Desta vez já saiu!

Passamos para o 6b+ (também não me recordo do nome).. Mais uma linha em que o crux se mostrava logo no início. Acabou por não ser encadeada, principalmente devido à condição física dos frouxos presentes!

 freita17.jpg

freita20.jpg

O restante grupo agora dedicava-se ao Top na via de 6a+..

freita16.jpg

…. PAROU…. Não escrevo mais!! Terminamos o dia aqui!!

Mentira… ainda nos fomos deliciar na última via.. Um 6b de nome XUPER BOCK.. O Pedro decidiu dar-lhe o 1º tiro…

 freita18.jpg

freita19.jpg

Embora hajam versões de que executou a linha utilizando presas “alheias”, defendo que a fez o melhor possível, mesmo não a encadeando!

Mas aqui (VINGANÇA…e antes que se dediquem aos comentários jocosos à minha pessoa) tenho a dizer.. Amigo Pedro, a intenção é usufruir da via e esforçar ao máximo por a encadear! Por todo o esforço que fizeste durante o dia, mereces ouvir umas palavras de incentivo! Por outro lado, o não encadear nem a tentativa de encadear ao 2º tiro, é lamentável! Tens que mentalizar-te que os movimentos da via têem de ser encadeados para os entenderes e principalmente evoluires e não cometeres os mesmos erros numa próxima tentativa! Ressalvo… que esta vingança tem o intuito de te ajudar… Na evolução da forma como encaras as vias e as escalas!!

Agora… o momento por que todos esperavam…. Lá vou eu.. XUPER BOCK, para mim!!

Desgraça.. Vergonha, frouxidão total! Em cerca de 15 tentativas não consegui atingir a 2ª protecção! Por (mais uma vez) má leitura da linha, Condição física já desgastada.. seja lá o que for!! Tentava o passe.. não dava… desce!! E lá continuei até me dar por (in)satisfeito e deixar a tentativa para uma próxima visita!!

Miguel.. ao mais alto nível.. “Pá.. faz pela aresta como o outro.. Queres que vá aí?”

Siga..

E mesmo sem expressos lá foi… utilizando a aresta.. mas foi! Até a reunião!

Escusado será dizer que vim a sonhar com XUPER BOCK, todo o caminho! Não foi bem sonhar, foi mais relembrar (forçosamente, através de comentários)!!

Em minha defesa… tenho a dizer que fiz o que estava ao meu alcance! Não desculpando a frouxidão, hei-de me redimir numa próxima investida!!

freita21.jpg

freita22.jpg

Ainda antes de publicar o “post” mais aguardado deste Blog… (maldita XUPER BOCK).. Tenho e acho que temos todos de felicitar os manos…
Luis que tem andado em baixo de forma por motivos alheios à sua vontade e o Vitor que ainda está numa fase de recuperação depois da queda no Salto, decidiram escalar a abrir o máximo de vias possível!!
NO MORE TOP-ROPE… Congratulations!!

~ por savak em Março 26, 2008.

6 Respostas to “Sexta feira… SANTA!”

  1. Depois de todas as bocas, calúnias, desgraças e tudo o mais.. sinto-me na obrigação de responder a tal post..

    Para começar acho que tais comentários se apagam no primeiro momento do dia… fomos todos bombeiros por momentos e ajudamos um grupo de “escaladores” e fazer nós e coisas que tal..Isso devia de ser exemplo para o bom ambiente, mas como um bom dia tem que meter veneno eu não insisto!

    Rui, acho que te esforças-te bastante! para dizer a verdade até foste tu que abriste caminho a todas as vias que fiz.. por isso acho que as últimas tentativas foram mais pelo esforço físico (não deixe de ser vergonhoso ver alguém a seguir subir sem expressos, mas enfim).
    Como tinha dito e apesar de descascares em mim (apenas porque fui o primeiro a fazer a via???) eu acho que o último fracasso foi o menos do dia… tiveste bem no panorama geral!

    Agora… ouve quem não fez! até ouve que não tenha feito as outras duas anteriores… (6a+ e 6b) 🙂
    aqui sim reside a essência do veneno do dia!
    também não estou a atacar ninguém, diga-se! hehehe…

    Haja super bock para todos e xuper bock para alguns!

    PS: Parabéns ao miguel que faz uma via sem expressos!

  2. Quando referes “as outras duas anteriores..” essas eram um 6a+ e um 6b+…

    Venenoso!!

  3. ola pessoal amigo da rocha, anda tudo as marradas preocupados com as maneiras de escalar uns dos outro e nem um comentario a cerca da confraternização que ali se manteve ate a ultima gota do dia, deixem-se de cenas e começem a pensar q o dia de amanha será melhor!
    Bem quanto a investida Sexata Feira Santa, foi um dia onde não me lembrava de escalar com tanto entusiasmo, foi um dia proveitoso, e sinceramente os irmãos Rodrigues estão de Parabens!!!!! Bem como o nosso amigo marujo (Sanaão)!
    Assim me despeço com muita amizade e muita escalagem.

    Fica aqui omeu comentario.

  4. Confraternização??? Então e a hora do tacho?? E todos os sons estranhos semelhantes ao grito de acasalamento da doninha (neste caso fedorenta, pq deixava mesmo o cheiro no ar), e todas as miradelas ao cagueiro alheio, etc… isso não conta???

    Mas tal como disseste.. tava mesmo tudo entusiasmado!

    Quanto ao Sansão… agora é o “Timon e Pumba”!!

  5. apertem forte;)
    Filipe Ascensão

  6. ora viva!!!!!!
    com que entao TImon e Pumba……
    um grande abraço a todos os ”venenosos” e vamos e pensar em abrir mais umas vias pois se as maos deixarem na proxima incrusão ao norte podem contar comigo….. nao so para escalar mas para dar um certo ”aroma” ao ambiente…
    ja agora… um grande abraço ao mano ruizaço…. por todo o trabalho realizado…..
    nao se esqueçam que nao importa o que se escala…. mas o prazer que se tem em escalar e com quem se escalar…..e eu tenho muito prazer em escalar com voçes…. os meus amigos de longa data……

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: